SESI Educa
SESI
 
texto menor texto maior
Sala de Aula Cadastre-se
Esqueceu sua senha?

Destaques

Rede SESI EDUCA inova com a promoção do MBA Gestão Empreendedora em Educação

Começou, no dia 12 de abril,  por meio da Rede SESI EDUCA, o MBA Gestão Empreendedora em Educação. O curso, voltado para a melhoria das competências de gestão dos profissionais de ensino do país, é uma iniciativa inovadora do Serviço Social da Indústria (SESI) e é ministrado pela a Universidade Federal Fluminense.

"O objetivo do curso é contribuir para a formação de gestores educacionais. Nossa abordagem é de uma visão estratégica e empreendedora, baseada no desenvolvimento de competências e habilidades de liderança", avalia a gerente da Unidade de Educação do SESI, Joana D' Arc Machado Cerqueira. Ela lembra ainda da disposição pelo compartilhamento de ações e projetos que assegurem atuações institucionais e organizacionais bem-sucedidas.

Na modalidade a distância, o curso de pós graduação lato sensu  tem duração de 360 horas aula, aproximadamente 18 meses, e com a obrigatoriedade de quatro encontros presenciais. Ele é composto por 14 disciplinas e material didático próprio. Ao todo, 160 alunos participam desta edição. Posteriormente, o curso será disponibilizado em módulos.

“A teoria e a prática serão articuladas de maneira efetiva. Para isto, todas as atividades didáticas utilizarão fortemente estudos de caso que apresentem situações e dilemas gerenciais, próprios da realidade das redes e unidades escolares. Os conhecimentos nas áreas de liderança, administração, inovação e empreendedorismo  são elementos norteadores da organização das disciplinas”, avalia Joana.

O público-alvo engloba gestores de escolas públicas do Rio de Janeiro e gestores de Educação Básica do SESI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ao final do curso os alunos apresentarão um plano de empreendimento para suas escolas, redes, instituições, e para seus colegas, professores e os patronos das disciplinas, escolhidos entre as personalidades de destaque no mundo empresarial e acadêmico.

Segundo a gerente, o curso tem caráter inovador e privilegiará, além de vários outros fatores, a construção de uma visão mais ampla de gestão e empreendedorismo educacional, articulando as instituições e os sistemas aos projetos da sociedade.

A aula inaugural do curso contou com a presença de autoridades empresariais e educacionais do Rio de Janeiro  e ocorreu  na sede da Federação das Indústrias (FIRJAN).

O segundo encontro presencial da primeira turma ocorrerá de 16 a 20 de agosto, no SESI do Rio de Janeiro.

SESI - Serviço Social da Indústria · SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen · Brasília - DF - CEP:70040-903
Busca: Ok